Toyger: o Minitigre — preço, características, personalidade

Conheça o Toyger: o gato que parece um tigre, mas é super dócil e carinhoso! Descubra sua história, aparência, temperamento e curiosidades incríveis sobre essa linhagem fascinante!

O Toyger é um gato conhecido por ser muito brincalhão com um temperamento dócil. Mas o que mais chama atenção nessa linhagem é o fato de que ele se parece muito com um pequeno tigre. Porém, este animal é super carinhoso, diferente dos primos selvagens!

História do Toyger

A história do Toyger pode ser considerada recente, afinal, os criadores da raça começaram a selecionar animais com características específicas como o malhado tabby (as marcas negras que os tigres possuem), em meados nos anos de 1980.

A criadora Jude Sugden teve a intenção de criar um gato doméstico que tivesse a aparência de um tigre. Jude já era criadora da raça Bengal (Gato de Bengala) e percebeu que dois animais apresentavam marcas similares as marcas dos tigres. A partir de uma seleção natural e lenta, Sugden conseguiu incorporar as características que conhecemos hoje, tais como:

  • pelagem de fundo alaranjado e malhado tabby;
  • dedos alongados que ajudam a simular os movimentos dos tigres;
  • o formato similar da cabeça; e
  • os olhos circulares e afastados.

O Gato Toyger é reconhecido, desde 2007, pela TICA — The Internacional Cats Association (Associação Internacional de Gatos, em tradução livre). Atualmente, os amantes e criadores desta linhagem buscam aproximar, cada vez mais, as características dele com as dos tigres.

Aparência do Toyger

De médio porte, o Gato Toyger é um dos felinos com o corpo mais esbelto e atlético, já que é forte e musculoso. Seu peso costuma variar entre três e cinco quilos, os machos da raça são ligeiramente maiores que as fêmeas. Suas patinhas são de tamanho médio, mas os dedos são compridos, assim como os dos tigres.

Outra característica similar aos tigres é a cabeça alongada e larga, possuindo contornos marcantes. As orelhas são arredondadas e pequenas, o rabo é forte, musculoso e longo.

Mas a principal característica do gato Toyger, sem dúvidas, é o pelo com padrão similar aos tigres. Seu pelo é macio, denso, curto e com as cores da pelagem de um tigre, além das marcas tabby. Os criadores do Toyger estão selecionando animais para deixá-los com o pelo de fundo cor de laranja, o mais próximo possível da coloração da pelagem dos tigres. Além disso, estão trabalhando para que as marcas pretas ou marrom também fiquem o mais próximo das marcas dos felinos selvagens.

Saúde do Gato Toyger

Animais desta raça estão entre os felinos domesticados mais saudáveis. Por ter um corpo atlético, é preciso espaço para que ele possa brincar, de preferência com um companheiro. É necessário manter suas orelhas limpas para evitar infecções. Além disso, os gatos Toyger adoram, e precisam, ser escovados diariamente, isso ajuda a retirar os pelos mortos e ativa a circulação dos animais.

Para prevenir doenças renais é necessário que a água esteja sempre disponível abundantemente e a ração ser premium ou super premium. Lembre-se que rações coloridas possuem muito sódio e aumentam as chances de problemas renais. Os gatos da raça Toyger adoram água, seja para beber ou no banho.

Sua expectativa de vida é de 10 a 15 anos.

Temperamento e Comportamento do Toyger

Já que o Toyger é um gato inspirado no tigre, o seu temperamento deveria ser igual, não é mesmo? Se espera um gato agressivo, este não é um!

O Toyger é muito carinhoso, extremamente sociável, calmo e bastante inteligente. Os felinos da linhagem Toyger são apegados a seus tutores e gostam de estar sempre por perto, além disso, aprendem brincadeiras e truques. Eles se adaptam, facilmente, a pessoas e lugares novos.

Se gosta de animais com bastante energia, ele é ideal! Pois está sempre disponível para brincadeiras, desde as mais simples com bolinhas de lã e papel, até correr pela casa.

Por ser um animal muito amável, o Toyger não gosta de ficar sozinho. Ele precisa de companhia, seja de um tutor ou de outro animalzinho. Ele também gosta de ficar no colo, além disso, adora dar e receber carinho. Ao adquirir um Toyger, não se esqueça de oferecer opções para ele correr, escalar, pular e brincar. Afinal, ele precisa gastar toda a energia que possui!

Adoção ou compra de Gato Toyger

Ter um exemplar da raça Toyger em casa é algo possível. Encontrar um animal desta linhagem para adotar é bastante difícil, acredita-se que devido a seu alto valor de mercado, porém, com bastante pesquisa, talvez seja possível encontrar algum disponível.

Mas, se desejar comprar um Toyger, tudo fica mais fácil. Em sites americanos e europeus, filhotes Toyger custam aproximadamente 1.000 Euros (R$ 4.500). Mas um gatil no Brasil disponibiliza animais da raça Toyger por R$ 3.500,00, com envio para qualquer aeroporto do país.

Curiosidades sobre o Toyger

  • Foi criado para ser um “tigre” doméstico.
  • Pode ser treinado e até passear de coleira na rua.
  • Possui pelagem de fundo alaranjado e manchas pretas ou marrons.
  • Não possui doenças genéticas.
  • Convive bem com cães e animais de pequeno porte.
  • Super dócil e carinhoso.
  • Ótimo companheiro!

Fotos de Gato Toyger

Vídeos de Toyger

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais