Sphynx ou Gato Pelado: personalidade, curiosidades, preços

  1. Amo meu Gato
  2. Raças
  3. Sphynx ou Gato Pelado: personalidade, curiosidades, preços

O Sphynx é facilmente reconhecido pela sua aparência "diferentona" e pela aparente falta de pelos. É impossível que as pessoas não fiquem curiosas com sua imagem.

Entretanto, não é verdade que ele seja totalmente sem pelos: o Sphynx exibe uma fina penugem espalhada por seu corpo.

História do Sphynx

Os gatos "nus" ou sem pelos existiram no mundo em diferentes épocas e locais. Sabe-se, por exemplo, que no México pré-colombiano existiam cães e gatos "pelados".

Em 1938 um cientista francês descreveu o gene responsável pelos gatos pelados, mas só em 1966, no Canadá, que o Sphynx efetivamente tem sua origem oficial, após uma gata doméstia parir um filhotinho sem pelos.

Aparência do Sphynx

  • O Sphynx é um gato de tamanho médio, que pesa entre 3,5 e 7 kg.
  • É musculoso com estrutura óssea média.
  • Sua pele tem aspecto enrugado.
  • A cabeça é media, com formato ligeiramente triangular, se apresentando angulosa e mais comprida do que larga.
  • As orelhas do Sphynx são grandes, bastante largas na base com interior nu
  • Seus olhos são grandes, bem afastados, e a cor varia conforme a pelagem.
  • As patas anteriores são arqueadas e um pouco mais curtas do que as posteriores, os pés são médios, ovais e com dedos compridos.
  • A cauda é de tamanho médio, é fina e pode apresentar um tufo em sua ponta.

Saúde do Sphynx

De maneira geral o Sphynx é um gato forte, musculoso, e que não costuma ter problemas de saúde ligados à sua genética. A expectativa de vida de um indivíduo desta raça é de mais de 14 anos.

Entretanto, devido à ausência de pelos, ele requer alguns cuidados com sua pele, bem como é bastante sensível a mudanças climáticas. Assim, é uma raça mais recomendada a quem não tenha problemas em dividir as cobertas com um amiguinho felino, bem como a quem já tenha mais experiência na tutela de outros gatos.

Devido à sensibilidade às variações e às temperaturas extremas, por causa de sua pelagem (ou da ausência dela), é um gato que se adapta melhor a apartamentos, ficando mais protegido de frio, calor e umidade.

No inverno recomenda-se alimentar o Sphynx com ração especial energética, que ajuda a manter mais elevada sua temperatura corporal. Em hipotése alguma deve-se dar comida de gente ao Sphynx (nem a nenhum gato); veja: as comidas mais perigosas para um gato.

Não é aconselhado dar banho neste gato --- a não ser por recomendação do veterinário e utilizando xampus especiais --- e pela ausência de pelos faz-se totalmente desnecessário escová-lo. Contudo, sua pele deve ser limpa regularmente: como é um tanto oleosa, se não receber os cuidados corretos o gatinho pode vir a sofrer de dermatites, que são as doenças que mais os acometem.

Não se recomendam banhos de sol, pois o Sphynx raça pode sofrer queimaduras --- mesmo com o uso de protetor solar para gatos.

As orelhas desse gato devem ser limpas a cada semana para evitar o acúmulo de cera. Por ser um procedimento delicado recomenda-se que seja feita por pessoa habilidosa e habituada a cuidar de gatos, para evitar ferir o seu bichano.

Temperamento e Comportamento do Sphynx

O Sphynx é um gato amoroso e companheiro, ao mesmo tempo ativo e independente.

Na verdade, esse gato gosta de ser mimado, podendo até demonstrar ciúmes e possessividade com relação ao seu dono. Ele gosta de estar sempre perto da pessoa por quem tem afeição, e gosta muito de dividir os cobertores com seu dono.

Sua natureza sociável o leva a conviver bem com outros animais domésticos, incluindo cães. Também é muito tolerante e paciente com as crianças.

Meio desajeitados, curiosos e brincalhões, os gatos da raça Sphynx gostam de se exibir para as visitas e para as pessoas por quem nutrem afeto. Extremamente inteligentes, sempre são capazes de aprender truques quando ensinados.

É uma raça que não parece conhecer meios termos quanto a seu comportamento: ou estão acelerados e ativos --- o que justifica que ingiram grandes quantidades de alimentos sem ganho de peso --- ou então estão totalmente parados, dormindo em algum cantinho confortável e quente.

Adoção ou compra de Sphynx

Como sempre, é raro encontrar gatos Sphynx puros para adoção, devido ao seu alto valor comercial. Isso ocorre principalmente por ser uma raça "jovem", e que poucos indivíduos têm condições de procriar.

Um filhote de Sphynx costuma custar de 5 mil a 12 mil Reais, embora espécimes de preço mais baixo possam ser encontrados no mercado, em função de variações de pedigree.

Curiosidades sobre o Sphynx

O Sphynx não é um gato hipoalergênico, como muitos acreditam.

Tampouco, ele é um gato pelado totalmente, já que ele tem uma fina penugem recobrindo seu corpo.

Ao mesmo passo que dessa raça atrai simpatia para si por sua aparência diferenciada, ele também --- e pelo mesmo motivo --- atrai muita rejeição das pessoas.

Devido à sensibilidade ao frio, esse gato não costuma rejeitar roupinhas e adereços que o deixem mais aquecido.

Existem outras quatro raças de gatos pelados, todas muito parecidas entre si:

  • Donskoy;
  • Ucraniano Levkoy;
  • Bambino; e
  • Peterbald.

Antes de se chamar Sphynx (Esfinge) esta raça se chamava Moon Cat (Gato da Lua).

Steven Spielberg inspirou-se nesse gato para criar o famoso personagem E.T..

Fotos de Sphynx

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

Vídeos de Sphynx

[in_article]

[in_article]

Dê uma nota para esse conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de votos: 4
Sphynx ou Gato Pelado: personalidade, curiosidades, preços