Scottish Fold: o Escocês da Orelha Caída

Os gatos Scottish Fold, originários da Escócia, são conhecidos por suas orelhas dobradas para frente. São animais dóceis e calmos, ideais para conviver com crianças e outros animais. Considerados caros, são acima de tudo, pets carinhosos e companheiros.

De origem escocesa, os gatos da raça Scottish Fold são conhecidos por conta das duas orelhas dobradas para frente, dando a esses animais um ar muito doce.

Nada fora da realidade: são felinos muito dóceis e calmos, capazes de conviver muito bem com crianças e outros animais.

História do Scottish Fold

A história do Scottish Fold é bastante peculiar. O surgimento da raça ocorreu, é claro, na Escócia, e o primeiro gato foi descoberto por acaso em 1961. Nesse ano, a fêmea branca Susie foi encontrada em uma fazenda na região escocesa de Tayside. O pastor William Ross, o primeiro a encontrar a gata, notou que ela tinha as orelhas dobradas para baixo e para frente, parecendo uma coruja.

O primeiro cruzamento de Susie com um gato de outra raça, resultou em dois filhotes com as mesmas características da mãe. A partir daí, o pastor registrou essa raça em 1966 com o nome de Scottish Fold.

Os gatos dessa raça são bastante conhecidos por suas orelhas dobradas para frente e por terem o hábito de dormir com a barriga virada para cima. O Scottish Fold é um gato de porte médio e temperamento especialmente amável e carinhoso.

Aparência do Scottish Fold

Assim como o nome já diz, o gato Scottish Fold apresenta orelhas pequenas e dobradas para frente, característica mais marcante dos animais dessa raça. É importante destacar, entretanto, que nem todos os gatos dessa raça apresentam a orelha dessa forma. Se, por um acaso, dois gatos adultos tiverem a orelha dobrada, não poderão acasalar entre si.

Os filhotes podem apresentar tanto pelagem curta como longa e podem nascer de qualquer variedade de cor, incluindo branco. Já na idade adulta, são classificados como porte médio, e podem pesar entre 2,7 kg a 6 kg, dependendo do gênero e tamanho. Seu corpo possui formato arredondado e apresentam olhos da mesma forma.

Saúde do Scottish Fold

O Scottish Fold é um gato forte que apresenta uma saúde incrível, sendo bastante resistente a diversos tipos de doenças.

É altamente recomendado que a escovação do pelo do gato Scottish Fold seja realizada semanalmente, nos gatos que apresentam pelos médios, e escovação diária naqueles de pelos longos. E nessa raça, especificamente, é importante limpar as orelhas pelo menos duas vezes ao mês. Por causa do acúmulo de cera, é alto o número de infecções no local, apesar dessa raça não apresentar graves problemas de surdez.

Buscando evitar anomalias ligadas ao gene dominante, é comum que os gatos que apresentam as orelhas dobradas cruzem somente com gatos de orelhas normais. Esse tipo de ação evita que nasçam filhotes com anormalidades ósseas.

Temperamento e Comportamento do Scottish Fold

O gato Scottish Fold apresenta comportamento equilibrado e não é agitado, apesar de ser brincalhão. São gatos muito inteligentes e carinhosos, sendo considerados ótimos companheiros. Não apresentam problemas no convívio com outros animais e, praticamente, não miam – com exceção das fêmeas quando estão no cio.

O gato Scottish Fold adora passar tempo com seu dono e, por isso, prefere passar mais tempo no colo sendo mimado do que brincar de pegar objetos. É facilmente adaptável a novas situações, isso se deve ao seu temperamento dócil e sua necessidade de pouco espaço.

Adoção ou compra de Scottish Fold

O valor de um filhote Scottish Fold pode custar entre R$ 5000 e R$ 8000. O alto preço se dá pois são considerados os gatos mais caros do mundo. Isso porque são muito queridos por seu temperamento e comportamento dócil, meigo e amável.

Se você não quer desembolsar tamanha quantia, vale a pena tentar adotar um gato dessa raça, o que pode ser uma tarefa bem difícil.

Curiosidades sobre o Scottish Fold

Além de apresentarem dobras nas orelhas – o que por si só já é bastante curioso – esses animais possuem algumas peculiaridades no cruzamento. Pelo gene que confere a característica das orelhas dobradas ser dominante, os gatos que apresentem esse detalhe não podem cruzar entre si.

Os Scottish Fold de orelhas dobradas podem apenas cruzar com outras variantes, como Scottish Straight – gatos da mesma raça com orelhas retas – ou British Shorthair.

Fotos de Scottish Fold

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais