Savannah, o gato quase selvagem: preço, temperamento, saúde

  1. Amo meu Gato
  2. Savannah, o gato quase selvagem: preço, temperamento, saúde

Muitas vezes a curiosidade do ser humano resulta em criações e descobertas incríveis. Foi assim que surgiu a raça de gatos Savannah.

Ela foi criada como uma raça híbrida, que buscava dar aos filhotes um aspecto de gato selvagem combinado à uma personalidade de um animal dócil e afetuoso.

O resultado foi um gato de aparência selvagem, elegante e bastante inteligente. Por apresentarem temperamento dócil e serem bastante companheiros, os gatos da raça Savannah são muitas vezes comparados a cães, pela semelhança no comportamento para com os seus donos e outras pessoas.

História do Savannah

Os gatos Savannah são animais híbridos que nasceram do cruzamento de um Serval (felino selvagem de origem africana) e um gato doméstico. Esse primeiro cruzamento ocorreu em 1986, mas a TICA (Associação Internacional de Gatos, em português) somente começou a registrar gatos como Savannah em 2001.

Apesar do desenvolvimento pleno da raça ter sido iniciado em 1994, o primeiro reconhecimento completo da raça foi apenas em 2012, o que torna essa raça uma novidade no mundo dos gatos.

Aparência do Savannah

Os gatos Savannah são considerados, em sua grande maioria, felinos de grande porte, pois são um meio termo entre o tamanho do gato doméstico e do Serval, suas raças de origem.

As características genéticas influenciam diretamente no tamanho do animal. Quanto maior a porcentagem de genes provenientes do Serval africano, maior será o filhote de Savannah.

Os gatos dessa raça apresentam cabeça de formato triangular, de tamanho pequeno em relação ao corpo; orelhas esguias e pelagem ocupada por manchas iguais a do Serval.

As cores da pelagem e das manchas podem variar entre prateado, dourado ou marrom. Apresentam também uma cauda curta com anéis e ponta preta.

Saúde do Savannah

Os gatos Savannah, por pertencerem à uma raça relativamente nova, ainda não tiveram registros de problemas que sejam comuns a eles. Entretanto, é altamente recomendado que os donos estejam atentos a problemas que comumente acometes outras raças, como por exemplo, cardiopatia hipertrófica, luxação patelar, displasia de quadril e atrofia progressiva da retina.

Como é resultado de um cruzamento de uma raça selvagem, é importante se manter atento às saídas do seu animal. Procure sempre prestar atenção se seu gato voltou com algum ferimento ou machucado, visto que podem mostrar comportamento um pouco agressivo fora de casa com outros felinos.

Temperamento e Comportamento do Savannah

Apesar de ser um felino de porte grande, o gato Savannah possui temperamento bastante dócil, podendo ser facilmente treinado para andar na coleira ou brincar de pegar objetos arremessados, assim como cachorros.

Os gatos dessa raça são também comparados aos cães quando falamos em companheirismo, pois costumam seguir os donos pela casa e são muito interativos. Por ser um animal descendente de uma raça selvagem, não é recomendado para apartamentos pequenos. O ideal é que possam crescer e viver livremente em um local de espaço amplo.

É bastante comum vê-los cumprimentando as pessoas esfregando delicadamente a cabeça nelas. São capazes de conviver em harmonia com todos os membros da família, até mesmo crianças e outros animais de estimação.

São cheios de energia e estão sempre prontos para brincar e interagir e, por isso, não podemos deixar de destacar suas incríveis habilidades para saltos. Esses felinos são capazes de atingir os lugares mais altos da casa ou apartamento, o que requer cuidado e atenção nesse aspecto.

Custo de um Savannah

Por ser uma raça bastante rara, o custo de um filhote Savannah pode custar entre US$ 1500 e US$ 50.000. Isso mesmo: cinquenta mil Dólares.

Essa diferença de valor se dá por conta da distância entre os filhotes e o cruzamento que gera essa raça. Por exemplo, um filhote Savannah F1 é o mais caro de todos, pois seria o mais puro. Conforme as gerações vão se afastando desse cruzamento original (F2, F3,F4), os preços dos gatos vão diminuindo.

Curiosidades sobre o Savannah

Essa raça de gatos é tão rara justamente por ser o resultado de um cruzamento entre espécies diferentes, o que confere esterilidade aos filhotes de Savannah. Diferentemente da maioria dos felinos, os gatos dessa raça apresentam uma certa curiosidade e tolerância à água. Os Savannah são capazes de brincar e até mesmo entrar na água acompanhando seus donos.

Fotos de Savannah

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

Vídeos de Savannah

[in_article]

[in_article]

Dê uma nota para esse conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de votos: 3
Savannah, o gato quase selvagem: preço, temperamento, saúde