Russian Blue: o fabuloso Gato Azul Russo

  1. Amo meu Gato
  2. Russian Blue: o fabuloso Gato Azul Russo

O Gato Azul da Rússia pertence a uma das raças naturais mais antigas que se tem conhecimento até hoje. Toda a sua história ao longo de tantos anos resultou em um dos felinos mais famosos e admirados no mundo inteiro.

Dono de uma beleza ímpar e de uma personalidade encantadora, o Gato Azul Russo é um dos maiores queridinhos do mundo dos gatos.

Por ser uma raça natural tão antiga, sua origem ainda é indeterminada. Alguns acreditam que esses gatos possam ter surgido tanto na Rússia quanto na Escandinávia.

O que se sabe ao certo é que essa raça é bastante numerosa na região das Ilhas de Arcangel, ao norte da Rússia. Por conta disso, esses gatos também podem ser conhecidos como Gato Arcangel ou Acangel Azul.

História do Gato Azul Russo

Como já dito anteriormente, suas origens não são totalmente claras por ser uma das raças naturais mais antigas que se tem conhecimento. Acredita-se que, por conta do baixo número de exemplares do Gato Azul da Rússia, alguns criadores locais decidiram realizar cruzamentos com gatos da raça Siamês.

A primeira vez que um Gato Azul Russo foi visto fora Rússia foi no ano de 1875, quando um felino dessa raça foi exibido na Inglaterra. Já no século XX, deu-se início a criação desses gatos nos Estados Unidos.

Atualmente, a criação dos Gatos Azuis Russos que temos hoje não é realizada através do cruzamento com gatos siameses. Isso porque o início da criação se deu a partir do entrecruzamento de exemplares cuidadosamente selecionados para esse fim.

Aparência do Gato Azul Russo

O nome já denuncia a característica única que esses gatos carregam. Sua pelagem é diferente de todas as outras raças. O Gato Azul da Rússia apresenta uma cor azul acinzentada com reflexos ligeiramente prateados de tonalidade única.

É uma camada curta, fina e levemente colada ao corpo. Mais raros ainda são os exemplares dessa raça que apresentam pelo um pouco mais longo.

Os gatos Azuis Russos apresentam grandes olhos de cor verde em forma de amêndoas, que se encontram em um rosto de traços equilibrados. É um animal de porte médio que, na idade adulta, pode chegar a pesar de 3,5 Kg a 7 Kg.

Apresenta focinho curto e bigodes proeminentes, boca ligeiramente levantada nos cantos, o que lhe confere um ar de sorriso constante. Suas orelhas são longas e com as extremidades em formato pontiagudo.

Saúde do Gato Azul Russo

Por ser uma raça natural, o Gato Azul da Rússia não apresenta tantos problemas genéticos ou propensão ao desenvolvimento de doenças quanto outras raças criadas a partir de um determinado cruzamento. Por isso, é uma das raças mais saudáveis que existe, mas nem por isso você deve descuidar do seu felino.

Por ter uma pelagem curta, a escovação é recomendada apenas uma vez na semana. Um ponto surpreendente sobre a saúde desses gatos é sua expectativa de vida. O Gato Azul da Rússia ultrapassa a barreira dos 15 anos sem muitas dificuldades, superando a média de outras raças.

Temperamento e Comportamento do Gato Azul da Rússia

Pelo seu temperamento amigável e por seu notável companheirismo, é um gato extremamente apropriado como gato doméstico. O Gato Azul Russo é muito afetuoso com seu dono e com sua família, não apresentando restrições em dividir seu espaço com crianças, outros gatos e até mesmo cães.

Os gatos dessa raça são conhecidos por serem capazes de se entreterem sozinhos na falta de uma companhia. Apesar de ser um gato brincalhão, também é desconfiado e reservado em relação a pessoas estranhas à família.

É perfeitamente capaz de se acostumar com ambientes menores, como apartamentos, e adoram fazer exercícios ou se distrair constantemente. Por isso, fique atento, o Gato Azul Russo é um ótimo saltador.

Adoção ou compra de Gato Azul Russo

Por ser uma raça extremamente rara e com características tão específicas, o preço de comercialização é alto. Um filhote do Gato Azul da Rússia custa entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00. A cor única da sua pelagem azul acinzentada com toques prateados certamente colabora para o alto valor desse animal.

Curiosidades sobre o Gato Azul Russo

Alguns estudos mostraram que os gatos pertencentes a essa raça são mais tolerados por seres humanos que apresentam alergias leves e moderadas a felinos. Existem especulações de que o Gato Azul da Rússia produz menos Fel d1, a proteína responsável por causar as reações alérgicas em nós, humanos. Veja: Allerca Hypoallergenic: para quem tem alergia a gatos!

Fotos de Gato Azul da Rússia

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

Vídeos de Gato Azul da Rússia

[in_article]

[in_article]

Dê uma nota para esse conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de votos: 4
Russian Blue: o fabuloso Gato Azul Russo