Peterbald: um dos gatos mais caros do mundo

  1. Amo meu Gato
  2. Peterbald: um dos gatos mais caros do mundo

A criadora da raça Peterbald estava em busca de um gato que não apresentasse pelagem diferente da raça Sphynx. Ao realizar o cruzamento entre as raças Don Sphynx e Oriental Shorthair, originou-se o gato Peterbald, que apresenta o gene dominante para a característica da pelagem buscada pela criadora Olga Mironova.

Os gatos Peterbald são, em sua grande maioria, de temperamento amável e adoram receber atenção e carinho por parte das pessoas. Caso esteja pensando em ter um, é importante reservar um tempo do seu dia para brincar e acariciar esse gato, pois ele irá permanecer no seu colo o tempo que for!

História do Peterbald

Os gatos Peterbald são considerados de uma raça relativamente recente. Ela surgiu em 1994 na cidade de São Petersburgo, na Rússia e os primeiros gatos vieram de um cruzamento de um macho sem pelo, da raça Don Sphunx com uma fêmea Oriental Shorthair, originando um gato Oriental sem pelos.

Apenas 3 anos depois, em 1997, que a raça Peterbald foi reconhecida pela TICA (Associação Internacional de Gatos, em português). Desde então, os gatos dessa raça vêm adquirindo reconhecimento e interesse crescente de associações felinas justamente por sua aparência de um gato oriental sem pelos.

É importante destacar que essa ainda é uma raça em desenvolvimento. Atualmente são aceitos tanto gatos com ou sem pelos.

Aparência do Peterbald

Essa raça apresenta porte elegante, que lembra muito o corpo da raça Oriental Shorthair. São gatos esbeltos, de porte médio e musculoso, que apresentam pernas compridas. O Peterbald adulto pode pesar entre 3kg e 5kg. Para a raça Peterbald, todas as cores são aceitas.

Os gatos Peterbald apresentam cabeça em forma de triângulo invertido, longa – com focinho fino e nariz largo – com orelhas bem grandes e pontiagudas. Os olhos costumam ser de coloração amendoada, de tamanho médio.

Os gatos que nascem sem pelos não possuem sobrancelhas ou bigodes.

Saúde do Peterbald

Por não apresentar pelagem, os gatos Peterbald precisam de cuidados específicos em relação a essa característica. Em dias muito frios é essencial mantê-los aquecidos e evitar que eles saiam de casa. Eles também apresentam metabolismo acelerado e, por isso, precisam de mais comida que a maioria dos gatos domésticos.

Ainda em relação aos Peterbald sem pelos, por apresentarem uma pele seca, podem ser banhados e limpos de maneira ocasional, sem a necessidade de cuidados específicos e frequentes, como os gatos da raça Sphynx.

No geral, os gatos dessa raça são saudáveis e não apresentam problemas de saúde ligados à sua genética.

Temperamento e Comportamento do Peterbald

O Peterbald é uma boa opção para quem busca um gato para viver exclusivamente dentro de casa, sem os bastante conhecidos passeios pela vizinhança. Essa raça foi desenvolvida para ser inteligente e ativa, gostando muito de brincadeiras. Os gatos Peterbald são extremamente afeiçoados aos seus donos ou a quem lhe der atenção.

Apesar de serem agitados, os felinos dessa raça foram feitos para ficar dentro de casa. Sociáveis, não apresentam dificuldade perante outros gatos, cachorros e crianças. São animais que convivem bem com outros animais de estimação. Comportamento agressivo só é esperado quando quiser atenção ou carinho, pois os gatos Peterbald adoram exigir e ter, desde que a pessoa permita que ele fique em seu colo.

Além de serem bastante curiosos e atentos a todos os movimentos, esses felinos adoram conhecer pessoas novas. Os Peterbald são gatos que recebem visitas na porta e também acompanham na saída e estão sempre esperando seus donos no retorno para casa. Costumam ser muito vocais e isso significa que podem conversar muito com você.

Valor de um Peterbald

Apesar de nova, a raça Peterbald já se configura entre uma das mais caras do mundo. Um filhote desse tipo de gato pode custar de US$ 1200 a US$ 5000.

Sua popularidade se deve à ausência de pelos e comportamento dócil e amigável, temperamento difícil entre felinos.

Curiosidades sobre o Peterbald

O esperado é que os gatos Peterbald nasçam sem pelos, entretanto, ainda é comum que alguns filhotes apresentem corpo com diversas texturas, mesmo que sua ocorrência seja rara.

Assim, os felinos dessa raça podem apresentar calvície total, pelagem tipo floc (fina com até 5mm) e até pelagem tipo bush (fina com mais de 5mm).

Em alguns casos, o mesmo gato pode apresentar diversos tipos de pelo em seu corpo.

Fotos de Peterbald

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]