Maine Coon, o gigante gentil — preço, características, temperamento

Maine Coon é considerada a mais antiga raça de pelo longo do mundo, além de ser a maior de todas as raças. Além do tamanho impressionante e da incontestável beleza, o Maine Coon é conhecido por seu temperamento dócil, sua habilidade de caçador e a resistência aos climas mais hostis.

História do Maine Coon

Existem muitas teorias que tentam dar conta da origem — na prática desconhecida — do Maine Coon, bem como sua apresentação para os Estados Unidos. Sua existência ficou ameaçada no final do Século XIX, mas no início do Século XX, com a introdução das raças de pelo longo estrangeiras, o Maine Coon não só retornou como tornou-se uma das raças de gatos mais populares do mundo.

Nos Séculos XVI e XVII gatos domésticos trazidos da Europa viram-se obrigados a atravessar invernos severos, o que ocasionou uma seleção natural: apenas os indivíduos mais fortes e adaptáveis sobreviveram, repassando estas características para as gerações futuras. Com isso o Maine Coon desenvolveu-se um gato grande e forte, de pelagem grossa e resistente a água.

Em 1953 foi criado o Central Maine Coon Cat Club — no estado do Maine — para impulsionar a popularidade da raça.

Descrição e Aparência do Maine Coon

Um Maine Coon macho típico pesa de 6kg a 11kg; uma fêmea típica costuma pesar entre 4,5kg e 6,8kg. Sua altura costuma ser variar entre 25cm e 41cm, atingindo comprimento de até 120cm, sendo mais raros os indivíduos com mais de 100cm incluindo a cauda.

Aliás, a cauda de um Maine Coon costuma atingir 36cm de comprimento: longa, afunilada, com muito pelo, assemelha-se, para quem deseje enxergar tal semelhança, à cauda de um guaxinim.

Enquanto outros gatos atingem sua maturidade física com cerca de um ano, o Maine Coon requer de três a cinco anos para alcançar esta marca. Seu corpo retangular sólido e musculoso — necessário para que ele aguente o próprio peso — demora mais a desenvolver-se.

Os olhos do Maine Coon são grandes e expressivos de cor verde, azul ou dourada, além de possuir uma pelagem densa. O padrão mais comum de cores é o marrom (Castanho em Portugal), com marcações do tipo Tabby, mas a raça é reconhecida em todas as cores, com exceção de chocolate, lavanda, pontilhado e o padrão siamês.

O gigante dócil tem a cabeça grande, mas pequena para o tamanho do corpo, orelhas para cima cheias de pêlos, corpo comprido e cauda ereta, proporcional ao tamanho do corpo.

A pelagem é macia e sedosa, podendo haver variações com a cor, e um mesmo indivíduo pode apresentar mudanças sazonais. O comprimento dos pelos é curto sobre a cabeça e ombros e mais longo na região abdominal e laterais. Alguns gatos chegam a ter charmosas jubas como a de um leão em torno do pescoço.

Saúde do Maine Coon

Resistente e rústico, o Maine Coon é capaz de suportar fortes condições climáticas. Sua expectativa de vida é de 12,5 anos.

Trata-se de uma raça geralmente saudável e resistente, muito capaz de adaptar-se para sobreviver.

A ameaça mais grave ao Maine Coon é a Cardiomiopatia Hipertrófica Felina (CMH ou HCM na sigla em Inglês), que é a doença cardíaca mais comum em gatos, pouco importando se de raça pura ou não. Acredita-se que os Maine Coons a adquiram de forma hereditária.

A HCM é uma doença progressiva que pode resultar em:

  • insuficiência cardíaca;
  • paralisia das patas traseiras;
  • morte súbita.

Estudos apontam que 1/3 dos Maine Coon têm predisposição à CMH, mas isso não significa que todos os gatos predispostos vão desenvolver a doença.

Outro problema potencial na raça é a AME (Atrofia Muscular Espinhal), também de origens genéticas, que causa a perda de neurônios da medula espinhal que ativam os músculos esqueléticos do tronco e ombros.

O principal cuidado que o Maine Coon exige é a escovação semanal dos pelos, para evitar formar nós.

Aliás, os gatos desta raça não têm problemas para tomar banho, e brincadeiras na água podem ser uma boa diversão para eles.

Temperamento do Maine Coon

A principal característica do comportamento do Maine Coon é a docilidade extrema, fazendo dele um gato meigo e companheiro. Dá-se bem com outros gatos e outros animais de estimação.

Muito amigável, é um gato de fácil adaptação. Contudo, é carente de cuidados e atenção, demandando companhia constante. O Maine Coon é o gato perfeito para convívio familiar.

Seu miado é muito curioso, porque se assemelha a um grilo.

É importante notar que o Maine Coon é um apreciador da natureza, e de vez em quando precisará de alguns passeios ao ar livre. Convém, também, não mantê-lo confinado em espaços muito exíguos, pois isso pode estressar o gatinho.

Uma característica interessante é que a maioria dos gatos Maine Coon não gosta de estar no colo, apreciando apenas a proximidade das pessoas.

Inteligência e obediência do Maine Coon

Não é de graça que o Maine Coon é considerado um dos gatos mais inteligentes do mundo.

Além de sua capacidade de adaptação e sociabilidade, o gato desta raça é capaz de aprender novos truques com tranquilidade, e naturalmente consegue pegar alimentos com as patas (como faz o guaxinim, por exemplo), ou mesmo utilizar as patas para abrir portas!

Adotar ou Comprar um Maine Coon

É extremamente difícil, praticamente impossível, conseguir um Maine Coon para adoção, em se tratando de indivíduos de raça pura.

Entretanto, ninhadas que não se prestem à venda podem ser oferecidas para adoção por seus criadores. Normalmente são filhotes com genética híbrida, de alguma cruza não esperada, ou mesmo gatos sem raça definida que apresentam as características do Maine Coon.

Quem desejar comprar um Maine Coon puro precisará desembolsar quantias que variam de R$ 2.000,00 a R$ 8.000,00 (ou mais, dependendo do gatil, pedigree, e outras variáveis).

Curiosidades Sobre o Maine Coon

O Maine Coon foi reconhecido como raça oficial do estado norte-americano do Maine. Sua fama era devida à capacidade de caçar ratos e à tolerância com climas rigorosos.

O Maine Coon também é conhecido como “o gigante gentil” do mundo dos felinos.

A origem do nome “Maine Coon” tem algumas histórias fantásticas.

  • Um gato doméstico teria cruzado com um guaxinim (“raccoon” em Inglês) nas florestas do Maine, resultando uma ninhada com as características do Maine Coon — o que é biologicamente impossível.
  • O gato teria sido batizado com este nome em homenagem a um tal Capitão Charles Coon, responsável pela embarcação que teria trazido o bichano ao litoral do Maine.

Apesar das histórias fantásticas, o mais provável, e mais aceito entre os criadores, é que o Maine Coon tenha se originado a partir de cruzamentos entre gatos de pelo curto nativos americanos e europeus de pelo longo, provavelmente Angorás.

Devido ao seu tamanho, os Maine Coons têm garras maiores que as outras raças de gato.

Fotos de Maine Coon

Vídeos de Maine Coon

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais