LaPerm: o fofo encaracolado

  1. Amo meu Gato
  2. Raças
  3. LaPerm: o fofo encaracolado

O LaPerm é um gato muito inteligente, de personalidade muito afetiva. Foi catalogado pela primeira vez em 1982, nos Estados Unidos. Sua principal característica é o pelo longo e encaracolado com diversas cores.

História do LaPerm

Considerada uma das raças mais jovens entre os gatos, o LaPerm foi identificado pela primeira vez, no estado do Oregon, no Estados Unidos, em 1982, pela criadora Linda Koeh.

Linda observou que um dos bebês de uma ninhada nasceu totalmente careca e com orelhas um pouco grandes. Com o passar do tempo, começou a nascer uma pelagem macia e cacheada no gatinho. Após identificar a nova raça, Linda passou a dedicar-se a criação da raça cruzando animais com características semelhantes, porém, somente dez anos após a descoberta que começaram a reconhecer o valor desta nova linhagem.

O nome LaPerm foi dado devido aos cachos nos pelos dos animais.

Aparência do LaPerm

Considerado um gato de pequeno a médio porte, o LaPerm costuma pesar entre 3 e 5 quilos. Tem uma cabeça com contornos arredondados e suaves, além de orelhas grandes (conhecidas desde o seu nascimento). Seus olhos são, normalmente, amendoados, um pouco afastados, mas podem ter olhos de diversas cores.

A principal característica do LaPerm é sua pelagem cacheada. Os animais desta linhagem, quase sempre, nascem totalmente pelados e somente com 8 semanas, começam a desenvolver pelos encaracolados. Deve-se salientar que não há uma coloração padrão, portanto, todas as cores são aceitáveis nesses cacheados.

O pelo do LaPerm pode ser longo ou curto. Os animais que possuem a pelagem mais longa têm um rabo com mais pelos e uma textura mais macia que os de pelos curtos.

Saúde do LaPerm

Os gatos da raça LaPerm são conhecidos por terem uma excelente saúde. Diferente de raças mais sensíveis, estes felinos não possuem nenhuma predisposição a enfermidades. Acredita-se que este fato se dá porque os gatos LaPerm descendem diretamente dos “gatos de rua”.

Animais dessa raça podem viver, facilmente, de 12 a 15 anos.

Temperamento e Comportamento do LaPerm

O temperamento dos gatos LaPerm é algo que chama muita atenção. É preciso entender que tais gatos demoram bastante para amadurecer, ou seja, isso quer dizer que esses gatos demoram mais tempo que o normal para atingir a maturidade. Para aquelas pessoas que amam o jeitinho curioso e brincalhão dos filhotes, essa raça é muito indicada.

Outra característica importante do temperamento da linhagem LaPerm é sua forte ligação com as pessoas. Eles são animais extremamente afetuosos, super companheiros, muito ativos e adoram brincar. Como dito anteriormente, são animais muito inteligentes, capazes de aprender a ir buscar a bola e outro truques. Por gostarem de brincar e demorarem a atingir a maturidade, esses animais adoram jogar objetos de cima da mesa e aprendem a abrir portas para tentar chamar atenção de seu dono.

Assim como os cachorros, os LaPerm costumam escolher alguém para serem fieis. Entretanto, não deixarão de ser carinhosos com as outras pessoas da família. Por terem um temperamento dócil, muitas pessoas acham que os felinos dessa raça gostam de ficar no colo por horas, apenas recebendo carinho, mas isso não é verdade.

Quando criados desde pequenos com outro animais e crianças, os LaPerm se dão muito bem, mas sempre procurarão seu dono para ficarem no mesmo ambiente.

Adoção ou compra de LaPerm

Por ser uma raça nova, encontrá-la no Brasil ainda é bastante difícil. Porém, nos Estados Unidos, local onde a raça se originou, os LaPerm são facilmente encontrados, tanto para adoção como para a compra.

Em rápida pesquisa na internet, encontram-se sites (em inglês) que oferecem gatos da linhagem LaPerm para adoção.

Entretanto, se você deseja comprar um gatinho encaracolado, é necessário desembolsar valores entre 200 e 600 dólares (algo em torno de 800 a 2.400 reais).

Curiosidades sobre o LaPerm

Uma das principais curiosidades sobre a linhagem de gatos LaPerm é que em uma mesma ninhada é possível nascer animais com pelos curtos ou longos. Devido a essa característica, no documento de pedigree existe um local onde deve ser especificado como os filhotes LaPerm nascem. Podendo ser com o pelo cacheado, liso ou sem pelo, lembrando que a maioria deles nasce sem pelos.

Outra curiosidade que estes animais apresentam são as patas alongadas e finas. Deve-se destacar que as patas dianteiras são um pouco menores que as traseiras e seus pés são arredondados. Também possuem cauda fina e longa proporcional ao tamanho do seu corpo.

Por fim, os pelos dos gatos LaPerm não costumam cair do corpo, por isso, é necessário escová-los uma vez por semana e banhá-los esporadicamente. E ao menos uma vez na vida, esses animais ficam totalmente sem pelagem ou quando filhotes ou quando as fêmeas entram no cio. Essa queda faz com que o pelo nasça mais bonito e macio que da vez anterior!

Fotos de LaPerm

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

Vídeos de gatos LaPerm

[in_article]

[in_article]