Gato Serengeti: doméstico com jeitão de selvagem

O Gato Serengeti é uma raça de felinos criada nos EUA a partir da mistura de gatos orientais e de bengala. Seu temperamento é sociável e amoroso, mas com momentos de temperamento forte. A raça é relativamente nova e pouco conhecida no Brasil.

O Gato Serengeti nasceu do cruzamento entre o gato de bengala e o oriental nos Estados Unidos. Reconhecido desde 2001, é uma das raças mais novas de felinos. Sua principal marca é o fato dele parecer um gato selvagem, porém, é um animal extremamente amável.

História do Serengeti

Esta raça nasceu, em 1994, de um sonho da bióloga, e defensora dos direitos dos animais, Karen Sausman.

A ideia era ter um animal com aparência de selvagem, porém, com um jeito doméstico. Para chegar ao Gato Serengeti Karen misturou as raças Oriental Shorthair (gato oriental) e o Bengal (gato de bengala). Dessa mistura nasceu um animal com a aparência do gato selvagem africano Serval, mas sem o uso de hibridação.

Mesmo já sendo reconhecida, essa linhagem ainda não pode concorrer e receber títulos e pontos em eventos. Porém, já exibe todo o seu charme por onde passa, principalmente, nos Estados Unidos, Europa e Austrália.

Aparência do Serengeti

O Gato Serengeti é considerado um felino de médio porte com traços longilíneos. A cabeça é de tamanho médio sendo proporcional ao corpo e arredondada. Possui grandes olhos e orelhas. O corpo é esbelto e musculoso, já o seu peso pode variar de três a sete quilos, sendo que as fêmeas são ligeiramente menores que os machos.

O destaque desta raça é sua pelagem que lembra os gatos selvagens da África. Seus pelos são macios, curtos e densos. As cores predominantes são o preto e cinza, as partes tigradas têm tons de dourado, marrom, cinza e preto. É, exatamente, essa mistura que permite o Serengeti ser tão parecido com os gatos selvagens.

Saúde do Gato Serengeti

Os animais da linhagem Serengeti são considerados muito saudáveis. Um detalhe que chama bastante atenção é a vitalidade e energia que os gatos Serengeti possuem.

Para mantê-los sempre saudáveis é preciso que os potes de comida e água estejam sempre limpos. Dê preferência para água corrente, é a favorita destes animais.

A expectativa de vida destes felinos costuma variar de 12 a 16 anos.

Temperamento e Comportamento do Serengeti

Conhecidos por terem bastante energia, os gatos Serengeti também possuem muito amor e carinho para dar aos seus tutores. Eles adoram partilhar de companhia, seja de adultos ou crianças e, até mesmo, de cachorros. São considerados excelentes companheiros e também gostam de ficar no colo.

Entretanto, mesmo sendo dóceis e amáveis, os felinos desta linhagem são muito temperamentais. Isso quer dizer, que quando passam muito tempo sozinhos ou não encontram nada, nem ninguém para brincar, ficam entediados e de mau humor.

Outro comportamento importante do Serengeti é o fato de serem animais arredios quando não conhecem o humano presente. Porém, em pouco tempo tornam-se melhores amigos de quem está disposto a brincar e dar carinho.

Considerado bastante ativo, não precisa de muito espaço para ser feliz. Porém, seu dono precisa oferecer opções de lazer para que se divirta dentro de casa. Nesse caso, é indicado a instalação de prateleiras e obstáculos para que ele possa brincar sozinho.

Amáveis e apegados aos tutores, sempre que possível estarão por perto. Muito curiosos e inteligentes, os Serengeti gostam de “ajudar” nas atividades que seu tutor está fazendo. Por isso, é preciso ter paciência para entender que eles gostam de participar, de estar perto e de brincar com seu dono.

Se está procurando um gato com jeito de selvagem, mas que tem muito amor para dar, encontrou o exemplar perfeito!

Adoção ou compra de Gato Serengeti

A raça Serengeti é pouco conhecida no Brasil, podendo ser encontrado com maior facilidade na Europa, Austrália e Estados Unidos. Se deseja adotar um animalzinho desta linhagem pode começar procurando por sites (em inglês) americanos ou europeus. Infelizmente, no Brasil não existem pessoas querendo doar gatos desta linhagem.

Se deseja comprar um legítimo Serengeti, você precisará pensar em ir à Europa ou aos Estados Unidos, pois em terras tupiniquins não há registros de vendedores desta raça. Em uma pesquisa por sites estrangeiros, encontramos valores aproximados em 250 Euros, aproximadamente R$ 1.000,00.

Curiosidades sobre o Serengeti

Considerado um ótimo companheiro, o Serengeti é uma das raças mais dóceis e amáveis. Adoram ronronar e miar, se puder, converse com seu gatinho, eles adoram!

Super sociável, gosta de participar de rodas de conversa e sempre que possível quer estar no centro das atenções quando a família estiver reunida. Gosta muito de ficar no colo e adora cobrar atenção aos seus tutores. Alguns donos dizem que essa raça gosta de seguir seu humano, já que detesta ficar sozinho.

São gatos extremamente temperamentais, que não gostam de ser ignorados, nem ficar sem receber carinho. Porém, se for oferecido brinquedos que os distraiam, eles passam horas brincando sozinhos. E não se pode esquecer de dizer eu são excelentes escaladores, por isso, tenha prateleiras que eles possam passear pela casa!

Fotos de Serengeti

Vídeos de Gato Serengeti

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais