Gato Persa: A raça de gatos mais popular do mundo

  1. Amo meu Gato
  2. Gato Persa: A raça de gatos mais popular do mundo

Gatos da raça Persa são felinos bastante tranquilos, apreciadores de ambientes tranquilos e que, apesar disso, se dão muito bem com crianças e outros animais. Não se engane! São calmos, mas adoram brincar e passar tempo com seus donos. Não têm o costume de exigir atenção, mas adoram receber um pouco dos olhares.

Caso a sua família seja muito agitada, esse companheiro pode parecer um pouco quieto demais. Os gatos dessa raça apresentam olhos redondos e grandes, focinho pequeno e achatado, conferindo-lhes essa aparência única e inconfundível.

O nome da raça se deu devido ao local de origem dos primeiros gatos, que surgiram na Pérsia, onde atualmente se encontra o Irã.

História do Gato Persa

O gato Persa chegou à Europa no final do século XVI através das caravanas romanas e fenícias provenientes da Pérsia – região hoje onde se encontra o Irã. Sua origem é a mesma da civilização moderna, a Mesopotâmia.

A pelagem excessiva e longa chamou a atenção do italiano Pietro Della Valle que acreditasse ser o responsável pela chegada do gato na Europa Persa em 1626. O viajante ficou encantado com o pelo longo, sedoso e brilhante do gato.

Ao longo dos anos, o Persa foi ganhando popularidade e admiração. Uma das rainhas do Reino Unido, a rainha Vitória, era apaixonada por essa raça e certamente contribuiu para a popularidade do gato Persa.

Aparência do Gato Persa

O Persa é um animal que varia de pequeno a médio porte, apresentando corpo bem desenvolvido e musculoso. Possui cauda curta e grossa e seu focinho é curto, conferindo-lhe aparência de rosto achatado. Uma de suas características mais marcantes é sua pelagem de comprimento longo e cheia.

Os gatos dessa raça podem ser encontrados em mais de cem diferentes combinações de cores, que variam desde o branco-neve até o malhado, remetendo a um casco de tartaruga.

Saúde do Gato Persa

Apesar de apresentar um corpo forte e bem desenvolvido, os gatos da raça Persa têm propensão a alguns problemas genéticos. Infelizmente é uma das raças que mais apresentam problemas relacionados à hereditariedade. Um dos principais motivos para tal característica é a anatomia do seu focinho.

Por conta do focinho achatado, é muito comum apresentarem dificuldades respiratórias. O ideal é manter seu gato Persa em ambientes de temperatura fresca, o que vai ajuda-lo a não sofrer tanto na hora de respirar.

Ainda relacionado aos focinhos, é bastante comum que tenham olhos lacrimejantes, o que não é uma preocupação tão séria. Basta ter o cuidado de fazer a limpeza com soro fisiológico sempre que necessário.

Esse tipo de secreção ocorre pelo tamanho pequeno do seu canal lacrimal, fazendo com que ocorra um acúmulo de secreções no local. Dentre outros, os problemas que mais acometem os gatos dessa raça são: sensibilidade ao calor, má oclusão dentária, problemas de pele (tais como micose, coceira, fungos, infecções, seborreia oleosa), atrofia progressiva da retina e também doença renal policística.

Temperamento e Comportamento do Gato Persa

Em sua grande maioria, o Persa é um gato bastante gentil e carinhoso, facilmente adaptável ao ambiente familiar com crianças e outros animais de estimação. Ele é uma ótima escolha para quem prefere animais mais calmos.

É bastante observador e prefere ficar quieto dentro de casa, sem subir muito nos móveis. Apesar de ser dócil, ele não é muito sociável. Não é costume dos animais dessa raça subir no colo das visitas para receber carinho.

Adoção ou compra de Gato Persa

Um gato Persa adulto pode chegar a pesar de 3,5kg a 7 kg. Essa variação se dá devido ao gênero do felino, com as fêmeas pesando menos em sua grande maioria. Por ser uma das raças mais conhecidas e populares do mundo, os valores de um filhote podem variar muito.
Aqui no Brasil podem custar R$ 800 ou até R$ 1600 reais.

O valor depende de várias características e varia de acordo com o gênero e cor, mas também é influenciado pelo focinho – quanto mais aparência de achatado tiver, mais caro o filhote será.

Curiosidades sobre o Gato Persa

O gato Persa é bastante conhecido por sua inteligência e calma. Também são muito expressivos, o que acaba levando à uma comunicação bastante frequente com seus donos através de miados e olhares.

Essa raça também é muito higiênica e evita fazer suas necessidades em locais sujos, por isso é muito importante manter a caixa de areia do seu Persa limpa, caso ele esteja apertado e ela esteja suja, ele irá procurar outro lugar para fazer.

Fotos de Gato Persa

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

Vídeos de Gato Persa

[in_article]

[in_article]

Dê uma nota para esse conteúdo!

Avaliação média: 4.3
Total de votos: 3
Gato Persa: A raça de gatos mais popular do mundo