Gato Norueguês da Floresta

  1. Amo meu Gato
  2. Gato Norueguês da Floresta

O gato Norueguês da Floresta é bastante recorrente em histórias clássicas norueguesas.

Diz-se por aí que eram os gatos dessa raça que puxavam a carruagem de uma das deusas mais importantes da mitologia nórdica, Freya, que representa o amor, a fertilidade e a beleza.

História do Gato Norueguês da Floresta

Assim como já dito no nome, o gato Norueguês da Floresta tem sua origem na Noruega e já existe há muitos séculos. Ele gosta muito da companhia de outros animais de estimação e é bastante amigo dos humanos, podendo ser o animal ideal para a sua casa.

Por ser uma raça muito antiga, sua origem exata é um mistério. Algumas pessoas acreditam que o Gato Norueguês da Floresta possa ser descendente dos gatos de pelo comprido da Turquia, que foram levados pelos guerreiros escandinavos. Ou ainda, que possam estar relacionados com o gato siberiano russo!

Aparência do Gato Norueguês da Floresta

O Gato Norueguês da Floresta é um gato forte, de porte grande. Característica que o faz ser frequentemente confundida com a raça Maine Coon. Apresentam olhos grandes e de coloração amendoada e a cabeça tem formato triangular, o que confere aos gatos dessa raça um olhar único.

Por conta dos invernos rigorosos, sua pele apresenta pelos longos e grossos, que formam uma camada densa e quente. Veremos adiante que, mesmo com muitos pelos, eles não necessitam de muitos cuidados nessa área. Podem apresentar algumas colorações, sendo a mais comum marrom com listras brancas, passando pelo branco puro e preto.

Saúde do Gato Norueguês da Floresta

Apesar de ser um felino que apresenta pelagem longa ou semi-longa, a escovação do Gato Norueguês da Floresta é recomendada apenas uma vez na semana, diferentemente de outras raças que apresentam essa característica. Doenças e problemas comuns a gatos de pelos longos não são comuns em gatos dessa raça.

Por ser um felino de grande porte, é comum que o Gato Norueguês da Floresta coma grandes quantidades de comida até quatro vezes ao dia. Por isso, é importante ficar atento à sua alimentação e se certificar que esteja corretamente balanceada com sua rotina de exercícios regulares. Não é incomum que donos de gatos dessa raça passeiem com seus felinos na rua devido à necessidade que eles têm de queimar suas calorias.

Temperamento e Comportamento do Gato Norueguês da Floresta

É comum ao Gato Norueguês da Floresta apresentar temperamento desconfiado. Normalmente são gatos mais independentes e que preferem ficar em espaços externos. Essas características podem ser atribuídas à necessidade de sobrevivência, que o tornaram uma raça de gatos cautelosos, inteligentes e excelentes caçadores.

Apesar desse tom mais sério, também é uma raça afetuosa, que aprecia a companhia de seu dono.

Adoção ou compra de Gato Norueguês da Floresta

A espécie de Gato Norueguês da Floresta confere em diversas listas como uma das mais caras do mundo. O preço de um filhote, no Brasil, pode variar entre R$ 3000 e R$ 5000 reais. Por ser uma raça que é pouco comum no país, o custo de comprar um animal desse é bastante elevado. Isso também vale para a adoção. Por ser um raça tão especial e diferente no Brasil, é provável que você pouco encontre filhotes ou até gatos adultos disponíveis para a adoção.

Curiosidades sobre o Gato Norueguês da Floresta

Um fato interessante sobre o Gato Norueguês da Floresta é que os animais dessa raça apresentam uma camada dupla de pelo, que é resistente à água. Projetada especialmente para resistir aos duros invernos escandinavos. Por serem bastante pacientes e não se estressarem com facilidade, são ótimas companhias para idosos e crianças.

Ao contrário da realidade de muitas outras raças, o Gato Norueguês da Floresta não apresenta nenhum problema com água. São capazes de nadar e enfrentar certo volume de água pois em seu local de origem muitas vezes tinham que caçar seu próprio alimento em lagos ou rios.

Não se assuste caso um Gato Norueguês da Floresta emitir algum som estranho diferente de um miado. Os gatos dessa espécie emitem um chiado semelhante ao barulho feito por guaxinins. Em geral, esse tipo de gato já não mia muito.

A maior curiosidade sobre esses gatos, no entanto, é a habilidade que apresentam em árvores. Além de serem capazes de escalar alturas impressionantes, seu modo de descida é impressionante. O Gato Norueguês da Floresta desce em espiral, de cabeça para baixo, pelo tronco das árvores.

Fotos de Gato Norueguês da Floresta

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

Vídeos de Gato Norueguês da Floresta

[in_article]

[in_article]

Dê uma nota para esse conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de votos: 3
Gato Norueguês da Floresta