Gato Himalaio: temperamento, saúde, preços

Os gatos da raça Himalaio são ótimos para quem prefere um animal que seja interativo como companhia. Esses felinos adoram brincadeiras e possuem ótimo relacionamento com outros animais domésticos e também com crianças pequenas.

História do Gato Himalaio

O gato Himalaio é uma raça de gatos que apresentam pelagens longas, e possuem características bem parecidas com o gato Persa. As únicas exceções são a cor azul dos olhos e a coloração específica chamada colourpoint – adquirida através do cruzamento com o Siamês.

Na década de 1950, um cruzamento entre um gato da raça Siamês e um Persa foi realizado com o objetivo de se criar uma nova raça que apresentasse o corpo característico do Persa mas com a coloração de pelagem do Siamês. Assim surgiu a raça que foi nomeada de Himalaio.

Aparência do Gato Himalaio

Os gatos da raça Himalaio apresentam pelagem longa, porte médio e tipo físico idêntico ao Persa – exceto a cor dos olhos e a coloração da pelagem. O formato do corpo desses gatos é arredondado (cobby) e possuem patas curtas, o que dificulta alguns movimentos, como os saltos de maior altura, por exemplo.

Alguns gatos Himalaios, entretanto, podem apresentar um formato do corpo mais parecido com o Siamês e, por isso, não têm essa limitação.

Assim como ocorrem em outras raças, como os gatos Persa, os gatos Himalaios apresentam dois tipos de formato de focinho. Uns possuem focinho mais alongado, conhecidos como tradicionais ou doll-face. Outros são os que possuem focinho extremamente achatado, comumente conhecidos como flat-face ou peke-faced.

Saúde do Gato Himalaio

Por ser uma raça de gatos com pelagem longa, necessita de maior atenção na escovação. Para o gato Himalaio, é recomendada a escovação quase que diária e banhos mensais.

Por terem esse tipo de pelo, estão mais suscetíveis a engasgos e problemas estomacais. A escovação regular também evita que os pelos se soltem pela casa e previne o embaraçar dos mesmos.

A área dos olhos também é bastante sensível para o Himalaio. Caso haja alguma secreção, é necessário se fazer uma limpeza. Se esse problema for recorrente, é altamente recomendado que leve seu gato ao veterinário para que possa ser feito o diagnóstico e tratamento corretos.

Durante o banho, as orelhas também devem ser lavadas, os ouvidos devem ser limpos com solução própria para amolecer a cera e algodão deve ser utilizado para limpar a área externa.

Nos gatos que apresentam focinho e o rosto mais achatado, é comum o aparecimento de problemas respiratórios. O gato Himalaio pode apresentar dificuldade para respirar e respiração barulhenta. Também podem apresentar má oclusões dentárias, também provenientes do seu tipo facial.

Além dessas características citadas, é comum que o gato Himalaio apresente doenças recorrentes que acometem as raças de origem – Persa e Siamês. Dessa forma, podem ser acometidos por: quilotórax, micose, urolitíase, entrópio, ulcera de córnea e sequestrum corneal.

Temperamento e Comportamento do Gato Himalaio

Os gatos da raça Himalaio são muito inteligentes e possuem temperamento doce e bastante afetuoso. Em sua grande maioria, são sociáveis e considerados ótimos companheiros para ambientes internos. O Himalaio é uma raça que apresenta gatos gentis, calmos e que adoram brincar.

Devido à sua origem proveniente da raça Siamês, o gato Himalaio costuma ser mais ativo que o gato Persa. Normalmente se adaptam facilmente a apartamentos, mas gostam de aproveitar espaços abertos para se exercitar. O gato Himalaio gosta e precisa de companhia e atenção.

Adoção ou compra de Gato Himalaio

A compra de um gato Himalaio poderá custar, em média, até R$ 2500. Se você está interessado em um gato verdadeiramente de raça, com precedência conhecida e certificada, dê preferencia a comprar seu Himalaio.

Caso esteja procurando por um companheiro dócil, amigável e brincalhão, sugerimos que procure algum gato dessa raça que esteja para adoção.

Qualquer meio que você adquirir um Himalaio, estará garantida sua vida ao lado de um bom amigo.

Curiosidades sobre o Gato Himalaio

O gato Himalaio é calmo e afetuoso, capaz de se divertir com qualquer tipo de brinquedo. Gosta de ser acariciado mas não exige muita atenção. Seu lugar favorito será o colo de seu dono. Entretanto, essa raça apresenta gatos mais reservados na presença de estranhos, pois preferem ficar próximos à quem sabem que podem confiar.

Por possuir pernas mais curtas, não é um gato que consiga pular em lugares mais altos. Dessa forma, não está habituado a subir em cortinas ou ficar no topo da geladeira, por exemplo. O Himalaio é um gato sensível, que precisa de companhia e gosta de estar em família e não lida bem com mudanças.

Fotos de Gato Himalaio

Vídeos de Gato Himalaio

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais