Gato Elfo: lindo e caro — saiba tudo sobre ele!

  1. Amo meu Gato
  2. Raças
  3. Gato Elfo: lindo e caro — saiba tudo sobre ele!

O Elfo é uma espécie rara e nova no mundo dos felinos. Criado recentemente nos Estados Unidos, esse careca parece que veio do mundo mitológico para encantar os amantes de gatos.

História do Gato Elfo

O gato Elfo nasceu de uma mistura entre as raças Sphynx e American Curl. A ideia das criadoras, Kristen Leedom e Karen Nelson, era ter um gato sem pelos como o Sphynx (que possui no máximo, uma pequena penugem, que quase não percebemos), mas com orelhas curvas e de pontas arredondadas como o American Curl.

Apresentado em 2006, nos Estados Unidos, o Elfo ainda não é considerado uma raça. Quando está presente em eventos, esta linhagem é mostrada como uma variação da raça Sphynx. Uma das principais características do Elfo é o fato dele ser muito carinhoso e dócil. Uma das criadoras diz que a inspiração para a criação da nova raça é o fato dela ser alérgica a pelos, porém, amante de gatos.

O nome “Elfo” surgiu pela aparência similar ao ser mitológico. Este animalzinho lembra muito o Elfo doméstico do Harry Potter.

Aparência do Gato Elfo

O que mais chama atenção no gato Elfo é a sua aparência, que para muitos é esquisita e até mesmo feia; para outros, ele é incrivelmente lindo. Os traços mais marcantes são o fato de parecerem ser totalmente sem pelos (característica herdada do Sphynx) e possuir orelhas encurvadas e com pontas arredondadas (herdadas do American Curl).

Eles parecem ser carecas, entretanto, não são! Os Elfos possuem uma leve penugem que somente podemos perceber ao toque. Muitas pessoas acham que essa raça é frágil, porém, seu corpo é musculoso e atlético, o que faz deles um animal forte. De porte médio, seu peso costuma variar entre três e seis quilos.

Outra característica que chama atenção é a pele enrugada ao redor dos ombros, focinho e orelhas. Sua cauda é longa e vai ficando estreita quando se aproxima da ponta. O seu rosto tem um formato alongado e as maçãs do rosto proeminentes.

Saúde do Gato Elfo

Muito se engana quem pensa que o gato Elfo é um animal cheio de problemas de saúde. Ele é super saudável, porém, exige cuidados quanto a falta de pelos para proteger a pelo. Isso quer dizer que deve-se evitar a exposição ao sol forte e/ou longos períodos. Além disso, é necessário que tomem banho com certa frequência para evitar algum tipo de infecção. Para que ele se acostume com o banho desde novinho, o ideal é que comece limpando com lenços umedecidos e retire toda a secreção sebácea que se acumula na pele.

Deve-se ficar atento a essa limpeza regular, pois caso não seja feita, o animal acaba ficando com a pele suja e de aspecto seboso. Além disso, pode desenvolver algum tipo de dermatite.

Estima-se que cada animal possa viver de 12 a 15 anos.

Temperamento e Comportamento do Gato Elfo

Considerado uma das linhagens de felinos mais dóceis do mundo, o gato Elfo tem um temperamento doce e calmo. Ele adora fazer companhia ao seu dono e convive muito bem com crianças e outros animais (desde que seja apresentado com cautela).

Outras características que chamam muita atenção no temperamento do gato Elfo é que ele é muito inteligente, é muito sociável e amigável, além de ser carinhoso e extrovertido.

As criadoras alertam que esse animal precisa de brinquedos e muita atenção. Outra dica é criar obstáculos, esconderijos e colocar prateleiras para que eles possam brincar nas alturas (uma de suas brincadeiras favoritas).

Curioso, o gato Elfo é considerado destruidor quando não possui nenhum elemento que supra as suas necessidades. Por isso, é importante pensar sempre no conforto e no bem-estar do animal. Ele também odeia ficar sozinho, por isso, só o tenha se gostar de companhia em todas as horas!

Adoção ou compra de Gato Elfo

Como dito anteriormente, o Elfo está incluso na lista das raças mais raras do mundo. Isso faz com que animais para adoção sejam muito difíceis de serem encontrados.

Se você deseja ter esse animal com aparência mitológica em casa, saiba que para tê-lo, será necessário desembolsar cerca de dois mil dólares, algo em torno de sete mil reais!

Curiosidades sobre o Gato Elfo

  • Nasceu do cruzamento entre as raças Sphynx e American Curl.
  • Está presente na lista das 10 raças mais raras do mundo.
  • Segundo registros do TICA --- The Internacional Cats Association (Associação Internacional de Gatos) --- cerca de 400 animais estão registrados até o momento.
  • Apesar da aparência exótica, o elfo é considerado uma das raças mais dóceis do mundo.

Fotos de Gato Elfo

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

Vídeos de Gato Elfo

[in_article]

[in_article]

[in_article]

Dê uma nota para esse conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de votos: 13
Gato Elfo: lindo e caro — saiba tudo sobre ele!