Gato Britânico de Pelo Curto: o animal preferido dos ingleses

  1. Amo meu Gato
  2. Raças
  3. Gato Britânico de Pelo Curto: o animal preferido dos ingleses

Esses animais de origem inglesa também são conhecidos como British Shorthair, em sua língua original. É provavelmente a raça britânica mais antiga que se tem conhecimento até hoje.

Segundo alguns registros, ela descende dos gatos domésticos de Roma e até a década de 1980 eram considerados gatos de rua na Inglaterra, quando foram oficialmente e conhecidos como uma raça.

Possuem corpo grande e robusto, olhos bem redondos e são conhecidos por ronronarem muito. Ou seja, praticamente um bichinho de pelúcia com vida! São relativamente calmos, costumam se adaptar facilmente a um novo ambiente, se dão bem com outros animais e costumam ser muito amáveis.

História do Gato Britânico de Pelo Curto

Assim como a maioria das raças naturais e antigas, a origem do Gato Britânico de Pelo Curto é incerta. Como estamos falando da raça mais antiga da Inglaterra, a incerteza é ainda maior.

Acredita-se que os ancestrais foram levados até a terra da Rainha pelos Romanos. Os gatos domésticos romanos que eram descendentes de gatos selvagens africanos são, então, considerados por muitos os ancestrais diretos do Gato Britânico de Pelo Curto.

Os animais foram implementados na ilha como forma de controle e prevenção de roedores e só passaram a ser considerados como animais tipicamente ingleses no final do século XIX, quando os primeiros Gatos Britânicos de Pelo Curto começaram a ser exibidos em exposições felinas.

A partir de então, essa raça passou a ser nacionalmente conhecida e chamou atenção pela sua pelagem azul acinzentada e se tornou uma sensação entre os amantes de felinos. Pouco tempo depois, no início do século XX, o Gato Britânico de Pelo Curto passou a ser considerado um típico gato doméstico por toda a Inglaterra.

Aparência do Gato Britânico de Pelo Curto

Os animais dessa raça são elegantes e com proporções bem balanceadas. Apresenta um corpo e pescoço curto e sólido, com cabeça arredondada apresenta olhos redondos, grandes expressivos e bem separados entre si.

O nariz do Gato Britânico de Pelo Curto é curto e bem definido. Em alguns animais, o focinho pode ser mais curto que em outros, mas essa característica varia de acordo com a linhagem.

O Gato Britânico de Pelo Curto é um animal de porte médio para grande que apresenta uma pelagem curta, bastante densa, rente ao corpo e firme ao toque. Por conta do porte e do seu tamanho médio, não costumam gostar muito de saltar em móveis ou locais muito altos e preferem ficar no chão.

Apesar de ter o azul acinzentado como cor mais típica dos gatos dessa raça, eles podem apresentar uma variedade de cores e padrões.

Os filhotes do Gato Britânico de Pelo Curto podem ser creme, vermelho, preto, chocolate entre tantos outros. Pelo seu pelo ser firme, temos a impressão de um toque de veludo ao acariciarmos esse animal.

Saúde do Gato Britânico de Pelo Curto

Por ser uma raça natural, o Gato Britânico de Pelo Curto costuma ter uma saúde excelente. Apesar disso, é essencial manter alguns cuidados básicos, assim como com qualquer animal de estimação. Por isso, é recomendado que os donos se mantenham atentos ao peso desse bichinho, principalmente se forem castrados.

Também é importante manter uma regularidade na escovação da pelagem. Ao remover os pelos soltos, uma série de doenças felinas podem ser evitadas. Fique sempre atento ao calendário de vacinação e às épocas de vermifugar seu companheiro.

Temperamento e Comportamento do Gato Britânico de Pelo Curto

Os gatos da raça Britânico de Pelo Curto são excelentes companhias para famílias. Normalmente são gatos tímidos, amistosos e afetuosos, de temperamento tranquilo e sociável. O mais interessante nesses gatos é o senso que os mesmos têm de dignidade e independência.

Mesmo por não ser conhecido por sua agilidade, ainda assim é um gato brincalhão e perfeitamente capaz de criar laços com crianças e outros gatos e animais.

O temperamento do Gato Britânico de Pelo Curto é caracterizado como dócil, amável e tranquilo. Diferente de alguns outros gatos, essa raça costuma enfrentar com tranquilidade situações que surgem fora de sua rotina, como visitas, por exemplo.

Adoção ou compra de Gato Britânico de Pelo Curto

Os gatos que pertencem à raça Britânico de Pelo Curto ainda exemplares são raros fora da Inglaterra. Dessa forma, o preço de um filhote desse felino é bastante elevado. Os valores podem variar de R$ 4.000,00 a R$ 5.500,00 reais dependendo da pelagem e outras características.

Curiosidades sobre o Gato Britânico de Pelo Curto

Em 1865, o escritor Lewis Carroll publicou Alice no país das maravilhas e ajudou a popularizar o Gato Britânico de Pelo Curto. Isso porque o gato Cheshire, um dos personagens centrais da história, pertence a raça britânica.

Fotos de Gato Britânico de Pelo Curto

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

[in_article]

Dê uma nota para esse conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de votos: 3
Gato Britânico de Pelo Curto: o animal preferido dos ingleses