Balinês: O exótico gato americano!

O gato Balinês é conhecido por ser uma das raças mais interessantes de ter em casa. Considerado um animal superdócil e muito bonito, este querido felino se destaca entre os demais bichinhos da mesma espécie.

Surgido por volta dos anos de 1940, nos Estados Unidos, o Balinês só começou a ser reconhecido aproximadamente 20 anos depois. Deve-se ainda salientar que a raça é o resultado da mistura da linhagem siamês com outra de pelagem longa. Vamos saber mais sobre essa raça a seguir!

História do Balinês

Muitas pessoas chegam a confundir o gato Balinês com o Siamês, entretanto, o balineses são descendentes diretos da linhagem siamesa. Isso mesmo, o Balinês nasceu da mistura de raças, neste caso específico, do Siamês com uma raça de pelo longo.

É devido a essa mistura que os animais da raça Balinês possuem, eles são conhecidos como: os siameses de pelo longo.

Quando os criadores resolveram misturar os siameses com outros animais de pelos mais compridos, acreditavam que iria surgir uma linhagem atlética como o siamês, mas de pelos longos como a de um angorá!

Devemos dizer, ainda, que alguns criadores afirmam que a raça surgiu anos antes, mais precisamente, na década de 1920, naturalmente, sem a indução de criadores. Porém, a hipótese de que criadores misturaram raças para ter uma especial é a mais aceita até hoje!

Sobre a origem do nome desta linda raça, fique tranquilo, pois o Balinês não é um animal que se originou na ilha asiática do Bali. Como dissemos anteriormente, a raça nasceu de uma mistura feita por criadores dos Estados Unidos em solo americano, ou seja, esta linhagem é de nacionalidade da terra do Tio Sam.

Aparência do Balinês

Quando os criadores decidiram criar o Balinês, o nome veio para dar ao gato um ar oriental e, desta forma, fazer com que ele ficasse mais exótico. Afinal, a mistura feita já o deixava com esse aspecto.

Este bichano é de porte médio, podendo ter de cinco a sete quilos. Sua expectativa de vida é excelente, este animal pode chegar a viver até os 15 anos, tranquilamente.

Vamos saber mais sobre as características físicas do Balinês?

Este animal tem um corpo delgado, de forma atlética e forte musculatura. Sua cabeça tem um tamanho médio, proporcional ao tamanho do corpo, e possui a forma triangular. Seu porte é fundamental para dar o ar de elegância que este animal possui!

Porém, ao falarmos das orelhas, elas são consideradas grandes quando comparadas a sua cabeça. As orelhas são largas na base e ficam pontiagudas na sua extremidade. Possui um pescoço longo e esbelto que ajuda no porte elegante que o felino possui!

Suas patas são longas, porém, proporcionais ao corpo. Elas também são finas com pés pequenos. Sua cauda, assim como as patas, é longa e afina até chegar à ponta, sendo ainda, bastante peluda.

Os olhos não possuem outra coloração a não ser o azul. Por outro lado, a pelagem pode ter diversas cores, mas possuem coloração similar ao siamês, ou seja, aquele tom caramelo claro que escurece nas patas.

Saúde do Balinês

Considerado um gato extremamente saudável, o Balinês não apresenta doenças predispostas. O seu pelo não possui a subpelagem, isso ajuda na manutenção do pelo, já que raramente esses animais apresentam nós. Entretanto, para não ter nenhum problema é necessária, ao menos, uma escovação por semana.

Um ponto que exige cuidados são os ouvidos do animal, eles precisam ser limpos regularmente com o auxílio de algodão e um produto próprio para a limpeza de ouvidos. Lembre-se de nunca utilizar hastes flexíveis no interior das orelhas de seu bichano.

E o mais importante, priorize ração premium ou superpremium, elas têm todos os nutrientes necessários para seu animal, além de não ter corante. Este item ajuda a desenvolver problemas renais.

Por fim, é preciso manter em dia a vermifugação e a vacinação de seu bichinho. Além das visitas regulares ao veterinário para saber se está tudo bem!

Temperamento e Comportamento do Balinês

Conhecido por ser um dos gatos mais amorosos e dóceis, o Balinês é o felino perfeito para quem deseja um companheiro em casa. Afinal, ele cria uma estreita ligação com seus tutores, gostando de ficar junto sempre.

Atenção, se você não gosta de gatos que mexam em suas coisas, pule no sofá e na cama, o Balinês não é indicado para você! Eles brincam com qualquer coisa e estão sempre juntos de seu tutor.

Adoção e Compra do Balinês

Se deseja adotar um legitimo Balinês fique atento, pois, aqui no Brasil é bastante difícil encontrar um animalzinho puro. Porém, nos Estados Unidos é possível encontrar exemplares desta linhagem para adoção, basta pagar uma pequena taxa e preencher todos os dados neste site (em inglês).

Se deseja comprar, é necessário pesquisar bastante, pois aqui no Brasil há apenas um criador de gatos balineses. Se desejar importar é importante saber que para o animal entrar no Brasil precisa seguir uma série de regras. Mas antes precisará desembolsar algo em torno de 1.000,00–2.000 Dólares, cerca de R$ 5.000,00.

Curiosidades sobre o Balinês

  • O nome exótico é em homenagem a ilha de Bali, mas a raça é originária dos Estados Unidos;
  • Possuem olhos azuis;
  • Parece um siamês com pelos longos;
  • Muito brincalhão e;
  • Ótimo companheiro!

Fotos de Gato Balinês

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais