Angorá: o lindo e independente gato turco

Conheça o Angorá, um gato de pelagem longa e marcante, originário da Turquia, que se tornou sinônimo de ostentação na Europa. Descubra sua história, aparência, saúde, temperamento, curiosidades e saiba mais sobre adoção ou compra deste felino tão elegante e inteligente.

O Angorá é um lindo gato conhecido em todo mundo por sua pelagem longa e bela. Com traços marcantes e um charme incrível se tornou sinônimo de ostentação na Europa, sendo frequentemente encontrado em muitos lares parisienses do século XVII.

Ele foi o primeiro gato de pelo longo, por isso, foi utilizado em cruzamentos para a formação de outras raças, como o Persa. Veja a seguir tudo sobre esse independente, inteligente e charmoso felino turco.

História do Angorá

O Angorá está entre as raças mais antigas do mundo, acredita-se que esse felino é oriundo da região de Ancara, na Turquia. Entretanto, esta linhagem se tornou conhecida no século XVII, em território europeu. A raça é tão antiga que informações mais aprofundadas sobre o seu nascimento são desconhecidas.

No Velho Mundo, todo gato de pelo longo era chamado de Angorá. Ele, rapidamente, se espalhou pelos lares italianos e franceses, tornando-se sinônimo de status entre seus tutores. Segundo historiadores, o rei Luís XV é um dos mais famosos donos de um Angorá da época.

Entretanto, nem tudo são flores na vida desses felinos, os exemplares com um olho de cada cor e pelagem branca se tornaram os queridinhos entre os criadores. Tal fato, quase levou a extinção da raça.

Com tudo o que aconteceu com a linhagem, o Governo Turco decidiu, na década de 1960, criar um programa para restabelecer o legitimo Angorá. Deste modo, Ancara se tornou, novamente, a terra natal dos felinos desta raça.

Seu porte elegante, pelagem longa, olhar penetrante fazem deste animal um dos preferidos para exposições. Contudo, o seu preço pode ser bem alto devido ao status de possuir um animalzinho destes em casa.

Aparência do Angorá

A característica mais marcante dos gatos da linhagem Angorá é sua pelagem longa. Eles possuem um porte médio e costumam alcançar de quatro a cinco quilos. De acordo com criadores, os machos quase sempre são maiores que as fêmeas. Lembrando que ambos podem viver mais de 10 anos.

Considerados animais muito elegantes, os Angorás brancos são os favoritos dentre a variedade de cores, entretanto, todas as cores são bem aceitas atualmente. Confira a seguir as principais colorações que esta linhagem pode ter:

  • Branco;
  • Chocolate;
  • Preto;
  • Laranja;
  • Azul;
  • Tricolor;
  • Vermelho;
  • Lilás e;
  • Escama de tartaruga.

Outra característica marcante deste animal são os olhos claros. Normalmente, são azuis ou verdes, mas os exemplares com um olho de cada cor são bastante disputados.

Com cabeça em formato triangular, esta costuma ser pequena ou média. Encontramos ainda, um focinho levemente achatado alinhado com o queixo arredondado, assim também, vemos orelhas que possuem base larga e forma pontiaguda.

Suas patas são pequenas e redondas, além de serem delicadas e sua pelagem estar presente até entre os dedinhos. A calda é fina e longa, possuindo longos pelos até o final. Além de não nos esquecermos da pelagem que é macia, sedosa e brilhante.

Definitivamente, os Angorás brancos eram os favoritos entre os criadores europeus. Os turcos, inclusive, diziam que o legitimo Angorá possui uma pelagem branca como a neve. Entretanto, isso não quer dizer que as outras cores não sejam Angorás!

Saúde do Gato Angorá

Se o pelo deste animal é longo, evidentemente que ele precisará ser escovado todos os dias, não é mesmo? Muito pelo contrário! O Angorá só precisa de uma escovação por semana, já que não possuem o sub pelo. A única recomendação de criadores é durante a troca de pelos. Nesse período é indicado a escovação diária para a retirada de pelos mortos.

O Angorá costuma ser um animal muito saudável, entretanto, ele poderá adquirir doenças no decorrer da vida. Veja a seguir algumas doenças que podem acometer este gatinho:

  • Surdez: os Angorás brancos são propensos a ficarem surdos de um ou dos dois ouvidos no decorrer da vida. No entanto, não são todos os exemplares que podem sofrer com tal doença.
  • Ataxia hereditária: é uma rara doença que deixa o gato sem equilíbrio, afetando, portanto, sua coordenação motora. Algumas ninhadas de Angorá podem sofrer com tal doença.
  • Cardiomiopatia hipertrófica: uma doença que não permite o coração bombear o sangue corretamente, isso é a cardiomiopatia hipertrófica. O Angorá pode sofrer com essa doença entre os dois e seis anos, mas tal enfermidade pode atingir outras raças.

Ao excluirmos essas doenças supracitadas, os gatos angorás são bastante saudáveis, portanto, não precisam de muitos cuidados. Os principais cuidados são:

  • Banhos semanais;
  • Uma caixa de areia sempre limpa;
  • Água limpa e fresca disponível e;
  • Ração de boa qualidade (premium e super premium).

Tais cuidados previnem que os gatos Angorás sofram com doenças comuns que podem atingir quaisquer outros gatinhos.

Temperamento e Comportamento do Angorá

Esses lindos animais são muito carinhos, dóceis, brincalhões e amigáveis. Se você gosta de companhia, este é, provavelmente, uma das raças mais adequadas, já que os Angorás são muito apegados aos seus tutores, muito inteligentes e ativos.

Sua curiosidade e expertise fazem deles animais que adoram explorar sua casa, portanto, dizemos que são excelentes caçadores e adoram escalar árvores.

Se você possui outros animais saiba que os Angorás são animais que convivem bem com outros animais, sejam outros gatos ou mesmo cachorros.

Adoção ou compra de Gato Angorá

Para ter um Angorá em casa, é necessário desembolsar bastante. Afinal, existem poucos criadores no Brasil, portanto, alguns animais podem custar cerca de R$ 1 mil. Os mais caros podem chegar, facilmente, a R$ 5 mil. Deve-se salientar, que algumas pessoas gostam de importar o legitimo Angorá da Turquia isso pode tornar o animal até quatro vezes mais caro.

Se deseja adotar um animal como esse, fique tranquilo que é possível encontrar exemplares da raça disponíveis, mas é preciso bastante procura. Porém, é possível adotar um Angorá!

Curiosidades sobre o Angorá

  • Uma das raças mais antigas do mundo;
  • Ninhadas pequenas, com dois ou três filhotes;
  • A raça é turca, mas se espalhou quando chegou à Itália;
  • Muitos exemplares possuem um olho verde e outro azul;
  • Está entre as raças mais inteligentes do mundo!

Fotos de Gato Angorá

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais