Abissínio: O tímido e discreto gato africano

  1. Amo meu Gato
  2. Abissínio: O tímido e discreto gato africano

Abissínio: uma das raças de gatos mais atraentes do mundo. Conheça a seguir tudo sobre este discreto felino!

História do Abissínio

Oriundos da antiga região da Abissínia, atualmente onde se encontra a Etiópia, os gatos da linhagem Abissínio recebem o nome de onde se originaram. A semelhança entre eles e os gatos sagrados do Egito fazem pensar que são parentes próximos, principalmente, porque as regiões são perto.

A raça foi levada para a Europa em meados do século XIX, quando as pessoas que moravam ou visitavam as Colônias Inglesas, localizadas na África, retornavam para casa. Tal fato fez com que a Inglaterra se tornasse o berço destes felinos. Os Abissínios são reconhecidos desde 1882 e, atualmente, todas as entidades felinas já os reconhecem.

Por incrível que pareça, a linguagem dos Abissínios permanece quase que inalterada quando falamos do físico do animal. Muitos criadores dizem que o porte do animal, além da aparência, muito similar a dos gatos selvagens, tornam o abissínio um queridinho entre os amantes de felinos.

Deve-se salientar, que no Brasil, a raça não foi bem distribuída e é considerada rara. Entretanto, no estado do Rio de Janeiro podem ser encontrados excelentes criadores da linhagem. Já em países da Europa e América do Norte, os abissínios são bastante conhecidos e divulgados.

Aparência do Abissínio

Este felino é considerado de pequeno porte, podendo ter entre quatro e oito quilos. Os machos, em sua maioria, são maiores que as fêmeas, entretanto, elas são mais ativas que eles. De pelagem curta, o Abissínio lembra bastante um puma. Para muitos criadores, ele é uma miniatura do primo selvagem.

Com o corpo musculoso, possui cabeça em formato triangular e contornos arredondados. Suas orelhas são grandes e também triangulares. Já os olhos são grandes e, geralmente, cor de ouro, cobre, avelã ou verde. Possui pernas longas e finas com pés com a forma oval e pequenos. Seu rabo é longo e fino.

Saúde do Abissínio

Considerado um animal muito saudável, devido as mutações genéticas ocorridas no decorrer dos tempos, o Abissínio pode viver em média 12 anos. Segundo criadores, ter um animal como esse em casa, não exige muito. Afinal, ele não precisa de cuidados mais específicos.

É importante que haja escovação todas as semanas e que as orelhas sejam limpas quinzenalmente. Também é indicado que esteja sempre disponível água e que a ração fornecida seja de excelente qualidade, para dar mais brilho e beleza ao pelo do animal. Além de evitar problemas renais, comuns em felinos que bebem pouca água ou não se alimentam com ração adequada.

Lembre-se que todos os felinos domésticos, independente de raça, devem ser vacinados e vermifugados para que sua saúde esteja sempre em dia!

Temperamento e Comportamento do Abissínio

De temperamento doce e sociável, os gatos da linhagem Abissínio são considerados verdadeiros companheiros de seus tutores. Eles adoram brincar, são bastante ativos, curiosos e extrovertidos. Ao mesmo tempo, possuem personalidade forte, são equilibrados, afetuosos e independentes.

Vale ressaltar que mesmo adorando a companhia de seus tutores e o chamego com eles, os Abissínios não ficam dependentes de seus donos. Estes felinos são verdadeiros amantes da liberdade, adoram espaços grandes. Entretanto, podem se adaptar a pequenos lares, mas sempre com companhia e distrações.

Segundo os criadores da raça, o Abissínio é uma linhagem muito inteligente, que aprende rapidamente truques, além de aprender a utilizar a caixinha de areia. Segundo informações, eles também se dão muito bem com outros gatos e cachorros. Além disso, não se preocupe com visitas, pois eles gostam de conviver bem com quem quer que seja!

Adoção ou compra de Abissínio

Como foi dito anteriormente, aqui no Brasil, encontrar os gatos da linhagem Abissínio é um pouco difícil. Afinal, em terras tupiniquins, esses felinos são raros. Mas, no estado do Rio de Janeiro, é possível encontrar criadores da raça que vendem filhotes a partir de R$ 2 mil. Vale lembrar que os exemplares da raça adquiridos nos Estados Unidos ou na Europa podem chegar facilmente a R$ 8 mil.

Todavia, se você está procurando um Abissínio para adotar, tudo fica ainda mais difícil. Afinal, um gato raro de alto valor de venda, na maioria das vezes, não é doado. Mas, caso queira muito, fique de olho em doações de pessoas que não podem mais cuidar de seus bichanos.

Curiosidades sobre o Abissínio

Uma raça tão incrível como essa deve ter muitas curiosidades, conheça algumas delas:

  • O nome é oriundo da região onde os primeiros exemplares da linhagem vieram. Porém, a raça foi registrada a primeira vez, na Inglaterra;
  • O Abissínio é apaixonado por água, além de ser bom nadador;
  • Se a mãe está ausente, o pai dos bebês cuida deles;
  • É um animal muito silencioso, mas sua voz é doce e amável;
  • Os filhotes nascem com coloração laranja e manchas pretas ou quase pretos. Contudo, sua pelagem começa a mudar a partir da sexta semana de vida!

Dê uma nota para esse conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de votos: 4
Abissínio: O tímido e discreto gato africano